São Bernardo recebe autorização para implantar quase 8 km de nova Faixa Azul nas avenidas Robert Kennedy e Eng. Otávio Manente
Liberação do Ministério dos Transportes garantiu aval de novas sinalizações exclusivas para motociclistas; município chegará à marca de aproximadamente 17 quilômetros com a conclusão de mais essa etapa
A Prefeitura de São Bernardo segue avançando em políticas públicas voltadas à mobilidade segura e eficiente. Um novo passo importante foi dado durante a "Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas", promovida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre 28 e 30 de julho, em Brasília. Representado pelo secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, o município participou dos debates nos dias 29 e 30 e encaminhou a solicitação formal de liberação para mais um trecho da Faixa Azul: a Avenida Eng. Otávio Manente, com cerca de 4 km de extensão.
Na agenda, foi solicitada a liberação da sinalização para essa via estratégica, que fará a conexão entre as faixas exclusivas da Avenida Lions e da Avenida Robert Kennedy — esta última já havia sido aprovada anteriormente, em julho. A Avenida Lions e a Avenida 31 de Março já contam com a Faixa Azul implantada, e a nova liberação representa a consolidação de um Corredor Azul de Mobilidade, integrando diferentes regiões da cidade e aumentando a segurança dos motociclistas. Município chegará à marca de aproximadamente 17 quilômetros com a conclusão de mais essa etapa.
Segundo o prefeito Marcelo Lima, a Faixa Azul é um exemplo de ação prática que salva vidas e melhora a qualidade do trânsito. "O sucesso da Faixa Azul na Avenida Lions nos motivou a levar essa sinalização para outros pontos estratégicos da cidade. Trata-se de uma medida que vem dando resultados concretos: organiza o trânsito, protege motociclistas e impacta positivamente toda a dinâmica urbana. Estamos ampliando com responsabilidade, planejamento e apoio técnico, sempre priorizando a segurança da nossa população."
As vias escolhidas seguem critérios técnicos de tráfego e conectividade urbana. A Avenida Robert Kennedy, por exemplo, registra elevado fluxo de motocicletas, com média de 4.733 motos por dia, chegando a 300 por hora nos horários de pico. Além disso, funciona como importante elo viário entre as rodovias Anchieta e Imigrantes, conectando São Bernardo às cidades de São Paulo e Diadema.
Já a Avenida Eng. Otávio Manente será responsável por ligar a região da Avenida Piraporinha ao Corredor ABD, funcionando como uma alternativa viária à Via Anchieta. Estudos de viabilidade indicam a possibilidade de implantação de 2,69 km de Faixa Azul por sentido.
EFICÁCIA - Durante a conferência em Brasília, São Bernardo teve a oportunidade de compartilhar sua experiência e os resultados obtidos com a Faixa Azul já existente. Implantado inicialmente na Avenida Lions, neste ano, o modelo tem se mostrado eficaz para a redução de acidentes, fluidez no trânsito e maior segurança para os usuários.
Em São Bernardo, a frota de motocicletas é estimada em 85.488 veículos, e 52% dos acidentes de trânsito registrados em 2023 envolveram motos. Os dados revelam ainda que 86% das vítimas de trânsito são motociclistas, o que reforça a urgência de políticas públicas voltadas à segurança viária.
A expansão será acompanhada por monitoramento contínuo dos principais indicadores, como número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados serão encaminhados trimestralmente ao Ministério dos Transportes, dentro do escopo do projeto-piloto autorizado até março de 2026.
IMPACTO - Os dados preliminares fortalecem os efeitos positivos da sinalização. Antes da implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes na via envolviam motociclistas. Após a medida, foi iniciado um estudo detalhado para mensurar os impactos.
Segundo a rede municipal de saúde, foram contabilizados 1.769 atendimentos por acidentes com motos em 2023. Já em 2024, de janeiro a julho, o SAMU 192 registrou 2.245 chamados, em sua maioria relacionados a colisões entre motos e automóveis. O número de óbitos também vem sendo monitorado. Em 2022, foram 23 mortes em acidentes com motos; em 2023, 27; e em 2024, 35, número que reforça a urgência da expansão da sinalização e da adoção de medidas preventivas para frear essa curva crescente.
Para o secretário de Transporte, Francisco Carone, "a Faixa Azul não é apenas uma pintura no asfalto, mas parte de uma estratégia de transformação do trânsito". "Compartilhamos em Brasília os resultados que já conseguimos colher, com organização viária, mais respeito entre os modais e melhoria no fluxo. A expansão é fruto do planejamento técnico", concluiu.
Fotos: Divulgação/PMSBC